Osteoartrite do quadril

Às vezes chamado de artrite "desgaste", osteoartrite é uma condição comum que muitas pessoas desenvolvem durante a meia idade ou mais velhos. Pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, mas mais frequentemente se desenvolve em articulações que suportam o peso, tais como o quadril e joelho.

Osteoartrite do quadril provoca dor e rigidez. Ele pode torná-lo difícil de fazer atividades diárias como curvando-se para amarrar um sapato, levantar de uma cadeira, ou tomar uma curta caminhada.

Porque osteoartrite piora progressivamente ao longo do tempo, quanto mais cedo você começar o tratamento, o mais provável é que você pode diminuir seu impacto sobre sua vida. Embora não haja cura para a osteoartrite, existem muitas opções de tratamento para ajudá-lo a controlar a dor e permanecer ativo.

Anatomia

O quadril é uma das maiores articulações do corpo. É  formado pelo acetábulo, que faz parte do osso grandes pélvis. A bola é a cabeça do fémur, a qual é a extremidade superior do fémur .

As superfícies ósseas são cobertas com cartilagem articular, uma substância lisa, escorregadia, que protege e amortece os ossos e lhes permite mover-se facilmente.

A superfície da junta é coberta por um fino revestimento chamado de sinóvia. Em um quadril saudável, a sinóvia produz uma pequena quantidade de líquido que lubrifica a cartilagem e ajuda na circulação.

osteoartrite quadril img1

 

A anatomia do quadril

Descrição

A osteoartrite é um tipo de artrite degenerativa que ocorre mais freqüentemente em pessoas com 50 anos de idade e mais velhos, embora possa ocorrer em pessoas mais jovens também.

Na osteoartrite, a cartilagem na articulação do quadril gradualmente se desgasta com o tempo. Como a cartilagem se desgasta, torna-se desgastado e áspera, eo espaço comum de protecção entre os ossos diminui. Isto pode resultar no osso esfregando sobre o osso. Para compensar a cartilagem perdida, os ossos danificados podem começar a crescer para fora e forma osteófitos (osteófitos).

Osteoartrite se desenvolve lentamente ea dor faz com que piora com o tempo.

Osteoartrite do quadril fig. 2

Um quadril danificado por osteoartrite.

Causa

Osteoartrite não tem causa específica única, mas existem alguns fatores que podem fazer você mais propensos a desenvolver a doença, incluindo:

  • O aumento da idade
  • A história familiar de osteoartrite
  • Lesão anterior à articulação do quadril
  • Obesidade
  • Formação inadequada da articulação do quadril ao nascer, uma condição conhecida como displasia do desenvolvimento do quadril.

Mesmo se você não tiver qualquer um dos fatores de risco listados acima, você ainda pode desenvolver osteoartrite.

Sintomas

O sintoma mais comum de osteoartrite do quadril é a dor ao redor da articulação do quadril. Normalmente, a dor desenvolve-se lentamente e piora com o tempo, apesar de início repentino, também é possível. Dor e rigidez pode ser pior na parte da manhã, ou depois de se sentar ou descansar por um tempo. Ao longo do tempo, os sintomas dolorosos podem ocorrer mais frequentemente, incluindo ao descanso ou à noite. Os sintomas adicionais podem incluir:

  • Dor na virilha ou coxa que irradia para as nádegas ou o joelho
  • Dor que se inflama com atividade vigorosa
  • Rigidez na articulação do quadril que faz com que seja difícil de andar ou dobrar
  • Diminuição da amplitude de movimento do quadril que afeta a capacidade de andar

Exame Médico

O seu médico  irá conversar com você sobre os seus sintomas e história médica, realizar um exame físico  possivelmente, pedir exames de diagnóstico, como raios-x.

Exame físico

  • Durante o exame físico, o médico vai olhar para :
  • Amplitude de movimento (auto-dirigida) passivo (assistida) e ativo
  • Crepitação (a sensação de atrito dentro da articulação), com movimento
  • Dor quando a pressão é colocado no quadril
  • Problemas com a sua marcha (o jeito que você andar

Raios-X de um quadril artrítico pode mostrar um estreitamento do espaço articular, alterações no osso, ea formação de osteófitos (osteófitos).

Osteoartrite do quadril fig.-3

(Esquerda) Neste raio-x de um quadril normal, o espaço entre a bola e soquete indica cartilagem saudável. (Direito) Este raio-x de um quadril artrítico mostra grave perda de espaço articular e osso esporas.

Outros exames de imagem. Ocasionalmente, uma ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC), ou uma varredura do osso pode ser necessária para melhor determinar o estado das estruturas ósseas e tecidos moles do seu quadril.

Tratamento

Embora não haja nenhuma cura para a osteoartrite, há uma série de opções de tratamento que irá ajudar a aliviar a dor e melhorar a mobilidade.

Tratamento Nonsurgical

Tal como acontece com outras condições artríticas, o tratamento precoce de osteoartrite do quadril é não cirúrgico. O seu médico pode recomendar uma variedade de opções de tratamento.
Modificações de estilo de vida. Algumas mudanças em sua vida diária pode proteger sua articulação do quadril e retardar o progresso da osteoartrite.

Modificações de estilo de vida. Algumas mudanças em sua vida diária pode proteger sua articulação do quadril e retardar o progresso da osteoartrite.

  • Minimizando atividades que agravam a condição, como subir escadas.
  • Mudar de atividades de alto impacto (como corrida ou tênis) para atividades de menor impacto (como a natação ou andar de bicicleta) irá colocar menos estresse em seu quadril.
  • Perder peso pode reduzir o estresse sobre a articulação do quadril, resultando em menos dor e aumento da função.

A fisioterapia. Exercícios específicos podem ajudar a aumentar a amplitude de movimento e flexibilidade, bem como fortalecer os músculos em seu quadril e perna. O seu médico ou fisioterapeuta pode ajudar a desenvolver um programa de exercícios individualizado que atenda às suas necessidades e estilo de vida.

Dispositivos de assistência. Usando uma curta suporta como uma bengala, muletas ou andador pode melhorar a mobilidade e independência. Usando ajudas técnicas como um reacher de cabo longo para pegar as coisas baixas irá ajudá-lo a evitar movimentos que podem causar dor.

Medicamentos. Se a sua dor afeta sua rotina diária, ou não é aliviada por outros métodos não-cirúrgicos, o médico pode adicionar medicação para o seu plano de tratamento.

Tratamento Cirúrgico

O seu médico pode recomendar a cirurgia se sua dor de artrite faz com deficiência e não é aliviada com tratamento não cirúrgico.

A substituição total do quadril. O seu médico irá remover o acetábulo danificado e a cabeça femoral, e em seguida, posicione metal, plástico ou superfícies articulares cerâmica para restaurar a função do seu quadril.

Osteoartrite do quadril fig.-4

Em substituição total do quadril, tanto a cabeça do fêmur como o acetábulo são substituídas por um dispositivo artificial.

Complicações. Embora as complicações são possíveis com qualquer cirurgia, o seu médico irá tomar medidas para minimizar os riscos. As complicações mais comuns da cirurgia incluem:

  • Infecção
  • Sangramento excessivo
  • Coágulos de sangue
  • Luxação do quadril
  • Desigualdade de comprimento dos membros
  • Danos aos vasos sanguíneos ou artérias

O seu médico irá discutir possíveis complicações com você antes de sua cirurgia.

Recuperação

Depois de qualquer tipo de cirurgia para a artrose há um período de recuperação. O tempo de recuperação e reabilitação depende do tipo de cirurgia realizada.
O seu médico pode recomendar a terapia física para ajudá-lo a recuperar a força em seu quadril e para restaurar a amplitude de movimento. Após o procedimento, você pode precisar usar uma bengala, muletas ou andador por um tempo.

Na maioria dos casos, a cirurgia alivia a dor de osteoartrite e faz com que seja possível realizar as actividades diárias mais facilmente.

Nossa equipe

dr-arlindo-cezar-granado-min

Dr. Arlindo Cezar Granado

Especialista em Joelho e Quadril
Ver curriculum Lates Dr. Arlindo Cezar Granado
 
dr joao carlos belloti-mini

Dr. Joao Carlos Belloti

Especialista em Mão e Punho
Ver curriculum Lates Dr. Joao Carlos Belloti
dr marcel j s tamaoki-mini

Dr. Marcel J. S. Tamaoki

Especialista em Ombro e Cotovelo
Ver curriculum Lates Dr. Marcel J. S. Tamaoki
Dr Marcus Luzo mini

Dr.Marcus Vinicius Malheiros Luzo

Especialista em Joelho e Quadril
Ver curriculum Lates Dr.Marcus Vinicius Malheiros Luzo

Convênios associados

plano Dix saúdeplano Medial Saúdeplano Cassiplano Amilplano Mediserviceplano Economusplano SulAméricaplano Porto Seguro